Buscar
  • Mayla Tauany

Dia do Cliente: Saiba tudo sobre a data e venda mais


O Dia do Cliente é uma das datas mais importantes do ano para quem trabalha com produtos e/ou serviços. A data vem crescendo muito em aspecto promocional no varejo, e apresenta ótimas oportunidades para diversos segmentos. Confira!


Qual é a data do Dia do Cliente?


O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro no Brasil. A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores. Por isso, como forma de agradecimento pela sua fidelidade, além de promoções especiais e descontos, são promovidas ações especiais.


A origem do Dia do Cliente


O Dia do Cliente foi criado em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. A data foi oficializada no mês de setembro, considerado um período fraco para as vendas no varejo físico, pois o mês é marcado por dois feriados no Estado.


Segundo Rego, o criador do projeto,  “a Data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores, com distribuição de brindes, promoções especiais e descontos”. Sua ideia era criar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.


Embora oficializado inicialmente em terras gaúchas, O Dia do Cliente já é celebrado oficialmente em 14 estados brasileiros e 167 municípios.


Dia do Cliente ou Dia do Consumidor?


A confusão é bastante comum, mas é importante ressaltar que são datas diferentes. O Dia Mundial do Consumidor é comemorado em 15 de Março, e caracteriza-se pela defesa dos direitos do consumidor. A data foi oficializada mundialmente em 1985, pela Organização das Nações Unidas.


Já o Dia do Cliente, foco de nossa análise, nasceu de uma proposta com caráter promocional, mais orientada a homenagear os clientes. É essencial não confundir as datas, pois ambas exigem dedicação especial no planejamento, com propostas diferentes na essência. Por isso, é muito importante já saber a distinção para conseguir se preparar corretamente.


A importância do cliente para sua empresa


A fórmula é simples, sem cliente não há venda e sem venda não há motivo para a existência de uma empresa. Por isso você deve aproveitar essa data não somente para aumentar as suas vendas nesse dia específico, mas para fidelizar os clientes.

Isso irá criar uma afinidade entre cliente e marca que, consequentemente, abrirá portas para várias outras oportunidades de fazer negócio futuramente. Mostre o quanto ele é valioso para você e mantenha contato frequente.


O que fazer para comemorar o Dia do Cliente?


Para empresas de varejo, o mais relevante é saber como elaborar ações efetivas considerando o perfil do público e a proposta da Data. É tempod e homenagear os clientes, aproveitar sua intenção de compra no Dia do Cliente.

Já que a organização é tão importante, é hora de começar a se preparar se quiser alcançar máxima performance. A seguir, veja algumas dicas para acertar nas campanhas elaboradas para esta data!


Dia do Cliente: Interesse na data vem aumentando


Segundo pesquisa do Google, o Dia do Cliente vem crescendo muito em demanda de buscas, ou seja, vem crescendo a busca dos clientes por promoções relacionadas à data. O primeiro destaque na série histórica foi registrado em 2016, quando houve um aumento de 64% em relação ao ano anterior.


Durante a semana do Dia do Cliente em 2016, foram feitas mais de 100 mil buscas sobre a data, reafirmando a relevância deste dia para o varejo.


Dessa forma, podemos observar que o público apresenta alto interesse no assunto, mesmo que a data ainda não seja tão explorada pelo comércio. Nos últimos cinco anos, as buscas por Dia do Cliente cresceram ano a ano, com excessão de 2019, onde a demanda diminuiu.


Fonte: Google Trends


Para Vinícius Ghise, CEO da Global AD, os dados indicam uma boa oportunidade para que os varejistas possam converter interesse em novas vendas, sobretudo se considerarmos o crescimento das buscas nos últimos anos.

O Dia do Cliente vem ganhando relevância a cada ano, e podemos observar esse crescimento por meio das buscas na web. Para quem ainda está em dúvida, basta lembrar que no acumulado dos últimos anos, tivemos 19% mais buscas por Dia do Cliente que por Dia do Consumidor. Vinícius Ghise, CEO da Global AD

Ainda segundo o Google, a data vem movimentando pesquisas por categorias específicas, mostrando que a intenção de compra e o ticket médio destes tipos de produtos está entre médio e alto. Confira as categorias mais procuradas:

Fonte: Google (Dados internos) Crescimento das buscas no Dia do Cliente, em comparação à média das 4 sextas-feira anteriores ao evento


Dia do Cliente: Dicas para vender mais no digital


Praticamente o que todo mundo quer saber.


Bom, agora que você sabe da relevância da data e da grande oportunidade de estimular as vendas, que tal conferir as dicas dos nossos especialistas para conquistar de vez o coração dos clientes durante as comemorações?


1. Crie campanhas de mídia específicas de Google Search Ads e Remarketing


Com o aumento das buscas por produtos em promoção no Dia do Cliente, as empresas precisarão estar atentas às campanhas de Google Pesquisa. Consequentemente, os lances de CPC se tornam mais altos que o normal, necessitando de um acompanhamento e análise contínua da equipe de mídia.


O aumento nas pesquisas torna esse período mais competitivo, assim como a Black Friday, já conhecida por seus super descontos e ofertas. Por isso, é um bom momento para focar em campanhas de retargeting, aumentando os lances e criando anúncios específicos com promoções para esse dia.


2. Crie ações de email marketing para seus clientes do coração


A Data já fala por si só: é Dia do Cliente! Agrade-o lançando promoções e descontos exclusivos. Aproveite sua base de e-mails de clientes que já compram da sua marca para se comunicar de forma mais direta, agradecendo pela parceria de sempre e mostrando a preocupação em tê-lo sempre por perto.


Através do marketing de relacionamento podemos entender as necessidades do cliente, mantendo-o mais próximo e fazendo com que a empresa conheça suas vontades e possa trabalhar para atendê-las. Usar a base de e-mails das pessoas que já conhecem a sua marca tende a performar bem pois já possuem afinidade com os produtos.


São pessoas que querem se sentir especiais em datas comemorativas e esperam por algum tipo de benefício. Aproveitar isso é tiro certeiro, pois o cliente também sente que a empresa não quer só vender, mas sim manter um relacionamento sólido e ofertar benefícios especiais.


3. Use conteúdo nas redes sociais nas para engajar seus públicos!


Vamos falar a verdade: todo mundo adora ser mimado de vez em quando, não é? Por isso, o Dia do Cliente é uma boa oportunidade para usar o conteúdo de forma que os clientes se sintam querido pela empresa ou marca. Nesse caso, as dicas são 3:

  • Ressaltar a importância do cliente;

  • Se comunicar com proximidade usando uma linguagem mais informal e direta com as pessoas;

  • Criar posts que promovam a interação com o público.

Aqui o ponto essencial é humanizar e aproximar. Aposte em um bom relacionamento, ele é a chave para o sucesso. As pessoas gostam de encontrar o ponto humano das empresas, se sentindo próximas, rindo das mesmas coisas e consumindo conteúdos que acrescentem em algo na vida delas.


Na Global AD, por exemplo, nós criamos muitos conteúdos que visam interação: seja um gif que precisa ser pausado e printado para encontrar um cupom escondido, um meme atual dentro da realidade do cliente ou uma dica específica sobre produtos e/ou cuidados; o público interage bastante e acaba gerando uma taxa de engajamento bem alta!


Agora a pergunta que não quer calar é: você está aproveitando o Dia do Cliente? Já definiu suas estratégias? Conte para a gente!


E claro, se você precisar de ajuda, fale conosco!


Fonte: Vinícius Ghise - Partner & CEO  - Minha história na Global AD começou em 2012 e segue em desenvolvimento. Tenho o desafio de, a cada dia torná-la uma parceira de negócios dos clientes, acelerando resultados por meio de uma equipe qualificada, comprometida e eficiente. Acredito que a transformação digital é uma constante, e não um processo finito. Ah, sou jornalista por formação, com especialização em cultura digital e redes sociais.

2 visualizações

© 2020 orgulhosamente criado com Wix.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco